Adoro o Technicolor Kitchen, que também foi minha irmã que me apresentou. As fotos são tão lindas... é de dar água na boca!
Outra coisa que sempre tem aqui em casa são bananas. E às vezes elas vão amadurecendo e quando vejo tenho várias bananas maduras, ou seja, não vai dar tempo de comer antes de estragar. Nesse caso faço bolo. Adoro bolo, adoro banana... e adoro bolo de banana!
Eu tinha outra receita, até achar essa do Technicolor Kitchen. Agora essa é a receita! Foi a própria Patricia do blog que sugeriu misturar o bolo de banana caramelada com a cobertura que era de outra receita de bolo de banana. Vou transcrever as receitas aqui.
Gente! Ficou bom demais!! A cobertura é tão gostosa que dá vontade de arrancar tudo de cima do bolo e comer de colher! Da próxima vez vou dobrar a receita da cobertura.
Bolo de banana caramelada com cobertura streusel
Ingredientes
- xícara medidora de 240ml
Bananas carameladas:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
¼ xícara (60ml) de água
250g de bananas, em pedacinhos de 2cm
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Bolo:
½ xícara (100g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
¾ xícara (180ml) de óleo de canola (ou outro óleo vegetal de sabor neutro)
2 ovos grandes, de preferência orgânicos
¼ xícara (65g) de iogurte natural integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
½ xícara + ½ colher (sopa) - 75g - de farinha integral
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
Farofinha (streusel):
6 colheres (sopa) - 60g - de farinha de trigo
6 colheres (sopa) - 75g - de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, amolecida
¼ colher (chá) de canela em pó
Preparo
Prepare as bananas carameladas: coloque o açúcar e a água em uma frigideira grande (não use antiaderente, porque o fundo preto não vai lhe permitir controlar a cor do caramelo) e leve ao fogo médio, mexendo somente até dissolver o açúcar – depois disso, não mexa mais, apenas gire a panela levemente algumas vezes. Deixe ferver, aumente o fogo e cozinhe até obter um caramelo. Junte as bananas, a manteiga e a baunilha – cuidado pois o caramelo pode espirrar – e cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até a banana desmanchar levemente no caramelo e a mistura engrossar. Despeje em um prato e deixe esfriar completamente.
Prepare a farofinha (streusel): numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela com as pontas dos dedos até consegui uma farofa grossa; leve à geladeira.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20 cm e forre o fundo da forma com papel manteiga. Unte o papel também. Pode untar bem direitinho que também dá certo. E eu fiz na forma de pão de forma.
Bata o açúcar com o óleo e o os ovos até que a mistura engrosse e fique levemente aerada. Junte as bananas, o iogurte e a baunilha. Desligue a batedeira e peneire as farinhas, a canela, o fermento, o bicarbonato e o sal sobre a mistura, incorporando delicadamente com uma espátula.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula de silicone. Salpique o streusel reservado sobre a massa e asse até o bolo dourar e ficar firme ao toque, cerca de 40 minutos (faça o teste do palito).
Aproveitem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar do meu mundo!