Eu e o marido resolvemos fazer um dia sem carne na semana, só pra variar mesmo.
Uma vez tentei virar vegetariana, porque o organismo realmente agradece, mas não durou muito. Mas um dia sem carne já é um começo. A ideia não precisa ser cortar... pode ser diminuir!
O dia sem carne foi definido como terça-feira, só porque se encaixa melhor na logística da casa.
Minha mãe sempre fazia uns "bifinhos de cenoura", como a receita que ela faz chama. Deliciosas! Outro dia, assistindo aquele canal Bem Simples, uma apresentadora ensinou a fazer panquequinhas de legumes; basicamente a mesma receita dos bifinhos de cenoura, mas leva também abobrinha e repolho, ou seja, fica mais completa ainda! Resolvi experimentar. Então, esse foi o prato principal do almoço dessa terça:
Panquequinhas de legumes
Ingredientes
- 2/3 xicara de cenoura ralada
- 2/3 xícara de abobrinha ralada
- 2/3 xícara de repolho ralado
- 2 ovos
- 3/4 xícara de leite
- 2 colheres de sopa de parmesão ralado
- Farinha de trigo para dar a liga (gosto do ponto mais ralo, como omelete)
- sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Misture todos os ingredientes e frite em uma frigideira antiaderente, mas faça panquecas pequenas, e não do tamanho da panela. Essa receita rende umas 10 panquequinhas, mas, claro, depende do tamanho que você fritar.
Ela também é um ótimo acompanhamento, se você preferir.
Lembrei da minha amiga Dilma e sua filhinha quando estava fritando as panquequinhas. Com uma forma de fritar ovo ia dar pra fazer umas panquequinhas de fazer qualquer filho comer legumes...
E para o lanche fiz uns cogumelos frescos refogados em azeite. Isso na verdade é uma receita da minha cabeça que imito do café da manhã que tomávamos no hotel na lua de mel em Roma. Era o café da manhã perfeito pra mim: cogumelos refogadinhos com a melhor mussarela de búfala do mundo sobre ciabatta! Quem me dera existisse uma mussarela de búfala deliciosa como aquela no Brasil ou na Austrália!
Pra acompanhar, esquentei umas fatias de pão afegão na chapa. Não me lembro de ter comido um pão parecido no Brasil. Normalmente comemos esses cogumelos com torrada de pão francês ou ciabatta, mas resolvi variar dessa vez, já que tinha pão afegão na geladeira.
Pão afegão |
Cogumelos refogados
Ingredientes
- 300g de cogumelos champignon frescos fatiados
- 3 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola picadinha
- 1 colher de sopa de salsinha picadinha
- sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Refogue a cebola, e o alho até ficarem douradinhos. Coloque os cogumelos fatiados e mexa delicadamente até que eles comecem a soltar água. Deixe cozinhando, mexendo de vez em quando até que a água reduza bastante e os cogumelos fiquem macios. Acrescente a salsinha e desligue o fogo. Sirva enquanto morno, com torradas. Essa quantidade dá pra servir de lanche para duas pessoas. Se fizer como entrada e tiver alguma outra coisa pra comer com as torradas também, acredito que dê para quatro pessoas. Ah, e dá pra comer sem peso na consciência!
Para o jantar preparei um caneloni de ricota com espinafre e ervas. Já tinha um tempo que vi uma receita de caneloni na embalagem de espinafre congelado e fiquei com vontade de fazer. A isso soma-se que, na ilusão de que a ricota daqui tivesse um gosto parecido com queijo minas (a cara parece), comprei um potinho de ricota essa semana, mas infelizmente é mais sem graça que a brasileira. O jeito era usar em alguma receita pra acabar com ela logo e poder comprar uma coisa melhor pra passar no pão.
No fim das contas, li várias receitas pra montar a minha própria.
Caneloni de ricota com espinafre e ervas
Forno elétrico é uma beleza pra corar um queijo! |
Ingredientes
- 8 folhas de massa de lasanha integral
- 250g de ricota esfarelada
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 1 colher de chá de orégano (ou mix de ervas) seco
- 1 molho de espinafre fresco ou 2 xícaras de espinafre congelado
- sal e pimenta do reino a gosto
- 2 xícaras de molho de tomate ao seu gosto
- Queijo parmesão ralado na hora para polvilhar
Preparo
É mais fácil fazer com espinafre congelado, que é só descongelar a quantidade certa no microondas, espremer na peneira para retirar a água e usar, mas se quiser fazer com o fresco, lave o espinafre, pique mais fino e coloque para cozinhar em água fervendo. Quando cozinhar, escorra e esprema para tirar toda a água.
Coloque 1,5 xícaras desse espinafre numa tigela, acrescente a ricota, o azeite, a cebola, a salsinha, o sal e a pimenta e misture bem.
Leia as instruções da sua massa e cozinhe em água para que fique em um ponto que seja possível enrolar sem quebrar. Se cozinhar de menos vai quebrar, se cozinhar demais vai desmanchar. Melhor cozinhar uma folha de cada vez e ficar de olho.
Para o molho de tomate, use um dos prontos ou prepare um do seu gosto. Para macarrão eu gosto mesmo de fazer com massa de tomate, justamente porque gosto mais forte. Refogue uma latinha de extrato de tomate em azeite por uns 2 minutos, acrescente umas 3 xícaras de água e sal e pimenta do seu gosto (coloque também 1 colher de sobremesa rasa de açúcar para diminuir a acidez). Espere engrossar e está pronto! Se quiser colocar uma cebola pra refogar antes de colocar a massa de tomate fica sensacional (mas o marido não gosta de cebola, snif).
Forre uma assadeira com um pouco do molho. O suficiente para cobrir o fundo.
Coloque as folhas de massa de lasanha espalhadas em cima de uma tábua ou mesmo a bancada limpa e divida o recheio entre as oito folhas. À medida que for enrolando, vá colocando os rolinhos na assadeira sobre o molho, sempre com a emenda virada para baixo. Quando tiver colocado todos os rolinhos na assadeira, jogue o restante do molho por cima e polvilhe com queijo parmesão ralado. Coloque no forno para assar por uns 20 minutos.
As ervas fazem toda a diferença no sabor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar do meu mundo!