De vez em quando o marido também cozinha... é muito bom por dois motivos: primeiro, que ele cozinha bem mesmo, e escolhe uns pratos bem legais, e segundo que eu só tenho que comer e arrumar a cozinha! Já diminui o serviço, né...
Quando o marido cozinhar, vou colocar as receitas aqui também.
Essa receita o marido fez já tem um bom tempo, mas vou colocar hoje porque ontem resolvi fazer uma variação dela, aí já posto a variação junto...
A receita original foi retirada do livro Cooking for one, que eu adoro porque tudo é uma delícia, as porções são pequenas (aí não fica sobrando), e aqui acho todos os ingredientes que as receitas pedem...
Sopa de presunto e ervilhas
Ingredientes
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola pequena picada
- 1 haste de salsão fatiada
- aproximadamente 8 folhas de sálvia (não usamos porque não encontramos)
- 110g (1/2 xícara) de ervilhas secas partidas, lavadas e escorridas
Adorei essa foto! |
- cerca de 400g de pernil defumado com osso (a Tropeira comercializa)
- 1 raminho de tomilho
- óleo vegetal para refogar
Preparo
Aqueça o óleo numa panela em fogo médio. Acrescente a cebola, o salsão e as folhas de sálvia e frite, mexendo continuamente, por aproximadamente 5 minutos, ou até que a cebola e o salsão estejam macios. Remova metade das folhas de sálvia e reserve.
Acrescente as ervilhas, o pernil (com osso mesmo!), o ramo de tomilho e 750 ml de água. Deixe ferver e reduza o calor, cubra e deixe em fogo baixo por 1,5h aproximadamente, ou até que a carne se solte do osso.
Retire a panela do calor e retire o ramo de tomilho. Remova o pernil da panela e, quando esfriar o suficiente para manusear, corte a carne e retorne para a sopa. Descarte o osso. Usando um mixer, bata a sopa (com a carne!) por uns 30 segundos, ou até que fique liso (use o liquidificador se não tiver um mixer). Corrija o sal e adicione pimenta do reino.
Para uma porção, reaqueça a sopa e sirva numa tigela funda, enfeitando com as folhas de sálvia reservadas por cima. Sirva com torradas.
Rende aproximadamente 1,5 litros.
Ontem fiz a sopa de novo substituindo o pernil por 3 coxas de frango defumado. Ficou muito bom também. Só recomendo tomar cuidado com as cartilagens, porque elas soltam do osso junto com a carne e não desmancham quando a sopa é batida no liquidificador. Como estava com pressa ontem, coloquei pra cozinhar na pressão (levou uns 20 minutos), mas nesse caso eu poderia ter colocado mais água, pois ela secou toda e quase queimou o fundo.
Para servir depois da sopa o marido fez uns bifes altos de filé recheados com mussarela de búfula, tomate cereja e manjericão, assados no forno, acompanhados de salada. Uma delícia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar do meu mundo!