sexta-feira, 16 de março de 2012

Lembrança de Itacaré

Depois de tantas pessoas ficando doidas com as fotos dos meus pratos, resolvi colocar minhas receitinhas aqui... vou colocar das fotos que já tinha primeiro...

Nenhuma receita poderia ser melhor para iniciar esse blog que um prato que nomeei Lembrança de Itacaré. Eu e Bruno experimentamos um prato chamado Lembranças Aromáticas no restaurante À Brasileira quando estivemos em Itacaré, Bahia, no final de 2008. Gostei tanto do prato que quando chegamos em BH mandei um e-mail para a Emiliana (a chef) e pedi a receita do prato e ela, muito simpática e atenciosa, me passou a receita e todas as instruções.

Só que por falta de facilidade para encontrar os ingredientes em Belo Horizonte (camarão lá não é tão gostoso quando não é fresco) dei uma simplificada no prato e mudei algumas coisinhas. Ou seja, preparo a minha versão do prato, que então chamo de Lembrança de Itacaré.

O prato é bem rápido e simples, mas muito saboroso!





Lembrança de Itacaré

Ingredientes

Para o peixe:
4 filés de peixe branco (procure comprar um filé mais alto)
Abacaxi em cubos o quanto baste para formar uma cama sob os pedaços de peixe*
4 colheres de sobremesa de hortelã picada
4 colheres de sopa de cebola roxa picada
4 colheres de chá de alho amassado ou picado bem miúdo
1 folha de capim limão (erva cidreira) cortada em 4 partes
1 colher de chá de raspas de limão
Papel manteiga para embrulhar
Sal e pimenta do reino a gosto para temperar

*normalmente uso o abacaxi fresco, mas como aqui na Austrália é muito caro, dessa vez usei o de lata e deu certo.

Para o arroz:
2 xícaras de arroz integral cozido al dente
2 colheres de sopa de curry em pó
1 colher de chá de gengibre ralado
1 dente de alho amassado
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de cebola picada

Preparo:
Corte 4 quadrados de papel manteiga que sejam maiores que o peixe, suficientes para embrulhar o peixe como se fosse um presente.

Misture a cebola, o abacaxi e a hortelã e no centro de cada pedaço de papel coloque uma camada dessa mistura, formando uma cama para o peixe.

Separadamente, tempere o peixe com sal e pimenta do reino e coloque um filé de peixe em cada papel, por cima da cama de abacaxi. Forme uma camada de alho por cima de cada filé de peixe, coloque um pouco de raspas de limão e um pedaço da folha de erva cidreira.

Feche os envelopes de papel e coloque os quatro em uma forma e leve para assar em forno pré aquecido a 180˚C por aproximadamente 25 minutos.

Enquanto o peixe assa, prepare o arroz. Aqueça o azeite em uma panela e coloque o curry, deixando fritar um pouco para liberar cor, sabor e aroma. Acrescente a cebola, o alho e o gengibre e deixe até a cebola começar a corar. Coloque um pouquinho de água e um toque de caldo de legumes. Coloque o arroz e mexa delicadamente até que cada grão esteja envolto pelo dourado do tempero. Quando estiver aquecido estará pronto para ser servido.

Rendimento: 4 porções

A apresentação no restaurante também era bem legal. Sirva uma porção de arroz numa panelinha de cerâmica e coloque sobre um prato, colocando o papelote fechado ao lado da panelinha. O papel será aberto na hora de comer. Infelizmente desta vez não tive como fazer essa apresentação porque ainda não tenho as panelinhas de cerâmica aqui na Austrália...

Servi com coentro, que acho que combina demais com peixe e com curry... ou seja, pra mim é a combinação perfeita com esse prato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu mundo!