quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comida bem mineira - Trança de lombo

Minha querida irmã fez o favor de me mandar um link com uma trança de lombo que ela comeu no Comida di Buteco. Pronto. Fiquei com vontade.

Ainda bem que nada me segura, né?

Minha avó fazia trança de lombo. Tenho uma lembrança, mas tem muito tempo que ela não faz. Se eu estivesse no Brasil ia pedir pra ela fazer, mas como estou aqui, faço eu mesma. Passar vontade aqui, só ser for alguma coisa que eu não tenha como fazer.

Pesquisei um pouco na internet e encontrei algumas receitas. Vou colocar aqui o jeito que eu fiz.


Trança de lombo





Ingredientes

1 peça de lombo (aqui usei um "filé de porco", que vem uma peça fina e comprida - a minha pesava 780g)
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara de vinho branco
sal e pimenta do reino a gosto (eu só tempero de olho)
seis fatias de bacon compridas
alecrim fresco

Preparo

Vou apelar para a ilustração de novo...



1. Corte o lombo ao meio no sentido do comprimento, sem separar.
2. Corte cada lado em três tiras, sem separar.
3. Tempere com o sal, pimenta do reino, alho, alecrim e regue com o vinho.
4. Coloque em uma tigela tampada e deixe marinando na geladeira de um dia pro outro, no mínimo (eu deixei 48h).
5. Coloque o lombo aberto sobre uma tábua, cubra cada uma das tiras do lombo com uma fatia de bacon (eu tirei a pele) e trance, primeiro um lado, depois o outro, prendendo as extremidades com um palito de dente.

Coloque numa assadeira redonda, dando um formato arredondado (como na foto) à trança. Jogue o caldo da marinada sobre o lombo. Cubra com papel alumínio e asse por meia hora no forno a 180oC. Terminada a meia hora, tire o papel alumínio e deixe assando até corar (mais uns 20 minutos), regando com os sucos da assadeira umas duas vezes.
Quando acabar de assar, transfira para outra vasilha para servir e retire os palitos de dente. Eu coloquei um pouco de farofa e as fatias de abacaxi na vasilha, pra preencher.

A carne ficou rosinha! Suculenta! Acho que marinar muito é bem melhor mesmo!

Acompanhamentos? 

Eu fiz arroz com açafrão, salada de couve com limão (minha mãe sempre fazia e adoro!), farofa, abacaxi e feijão com tomate e pele de bacon. Quer cardápio mais mineiro??



Farofa: Fiz uma farofa mais sem carne. Frite uns pedacinhos de bacon (2 colheres de sopa) na manteiga, acrescente cebola, mexa até murchar, acrescente meia cenoura ralada, reforgue, acrescebte um ovo e sal. Espere o ovo dar uma fritada, mexa e acrescente um pouco de farinha. Jogue meia banana picada e 5 ameixas sem caroço picadas. Acrescente mais o quanto desejar de farinha, deixe dar uma torradinha e pronto. Se quiser, acrescente um pouco de salsinha ou cebolinha picada. Corrija o sal se necessário.

Salada de couve: A salada de couve da minha mãe leva linguiça, mas como a linguiça daqui não tem graça, fiz uma versão com tomate e cebola que achei na internet. Pique o quanto quiser de cebola bem fininha, coloque numa tigelinha com tampa e jogue água fervendo por cima, tampando e deixando descansar enquanto faz o resto da salada. Pique o quanto quiser de tomte e coloque em outra tigela com suco de limão, sal e um poquinho de água. Coloque na geladeira enquanto faz o resto da salada. Pique o quanto quiser de couve finamente e coloque numa tigela. Coloque uma panela no fogo e acrescente azeite de oliva extravirgem e deixe aquecer bem (não economize muito no azeite). Quando estiver quente, desligue e jogue as folhas de couve dentro da panela, mexendo bem. Volte a couve para a tigela, acrescente a cebola e a saladinha de tomate com todo o suco. Tempere com sal, pimenta do reino e alho frito. Misture bem e siva. Amo!

Arroz com açafrão cúrcuma: Simplesmente acrescente açafrão cúrcuma no óleo antes de refogar o arroz, e cozinhe normalmente.

Abacaxi: servi ao natural, mas se quiser coloque um pouco de açúcar cristal com um pouquinho de água numa frigideira e, quando começar a dar bolhas, coloque as fatias de abacaxi e vá virando até dar uma cozida.

Feijão com tomate e pele do bacon: Sabe aquela pele que a gente tirou do bacon? Eu tiro só porque não gosto de mastigá-las, então aproveitei o sabor delas no feijão. Coloque um pouco de óleo na panela, frite a pele das fatias de bacon e, quando estiverem mais coradas, acrescente o alho e a cebola e uma folha de louro. Quando murchar, acrescente um tomate sem pele picadinho. Espere mais um pouco e acrescente o feijão cozido. Acrescente água quente e sal a gosto. Quando o caldo der uma engrossadinha, use um garfo para pescar as peles de bacon do meio do feijão e descarte-as. Sirva seu feijão com gostinho de bacon!

Ah, como eu adoro um prato bem mineiro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu mundo!