segunda-feira, 21 de maio de 2012

Minha paixão: Macarrão - de iniciante!

Tenho assistido a vários programas de culinária na TV, como sempre. Essas semanas tenho assistido a três:
  • Ready, Steady, Cook: é um programa onde os chefs tem 20 minutos para prepararem quatro pratos com ingredientes que são fornecidos na hora, e é uma disputa entre dois chefes.
  • Masterchef Australia: é um programa onde muitos cozinheiros amadores vão cozinhando e aprendendo e vão sendo eliminados. Alguém vai ganhar no final. É um reality show, né...
  • Alessandro's Italian Food Challenge: é um programa onde o chef metropolitano (Alessandro Borghese) viaja para as cidades do interior da Itália para aprender com as donas locais os segredos de pratos tradicionais de cada cidadezinha e faz uma releitura do prato. Esse eu e o marido assistimos juntos.


Todos os dias no Alessandro as donas fazem massa caseira, e na sexta os competidores do Masterchef também fizeram. Quando um dos juízes do Masterchef perguntou quem ali nunca tinha feito macarrão, só uma menina levantou a mão, e fiquei pensando que se eu estivesse lá ficaria junto com ela nessa hora... Eu sou uma neta de padeiro e descendente de italianos (num está muito perto o elo não, mas amo a comida demais), amante do macarrão e nunca fiz massa em casa?? Decidi que era hora de tentar.

O Bruno tinha pedido pra fazer macarrão com peperoni, então pensei em fazer uma massa recheada e um molho ao sugo. Pro meu azar, o pepperoni estava estragado, mas tinha um Kabana na geladeira (bem parecido com calabresa) e resolvi fazer com ele mesmo.

Preparar a massa é fácil. Abrir a massa no rolo que é um sofrimento... por isso mesmo vou comprar ainda essa semana uma maquininha de fazer massa pra mim. Mas o principal motivo de querer fazer massa caseira é que o macarrão integral aqui é ruim demais! Tem um gosto tão forte que nenhum molho sobressai! Quero ver se um caseiro integral vai ficar melhor...

Enfim, vamos à receita. E essa é minha (a da massa)!

Ravioli de calabresa ao molho sugo


dá uma espiadinha no recheio...



Rendimento: 15 raviolis (mas a minha massa ficou grossa)

Ingredientes

Massa
100g de farinha de trigo
1 ovo
1/2 colher de chá de água

1/2 calabresa ralada no ralo grosso

Molho
1 talo de salsão picadinho
meia cebola picada
meia cenoura ralada
1 dente de alho espremido
2 colheres de sopa de massa de tomate
2 tomates sem pele picadinhos
1 1/2 xícara de caldo de legumes
azeite
sal e pimenta do reino a gosto
manjericão fresco a gosto


Preparo


Coloque a farinha sobre uma tábua de carne grande e abra um buraco no meio. Coloque o ovo e a água no buraco. Bata com um garfo o ovo com a água e vá fazendo movimentos circulares com os dedos na beirada do buraco, misturando aos poucos a farinha com o ovo. Misture bem até homogeneizar, faça uma bola e deixe descansando enrolada num plástico enquanto faz o molho.

Prepare o molho refogando no azeite a cebola, o salsão, o alho e a cenoura. Quando estiver sequinho, jogue o molho de tomate e deixe fritar bem. Acrescente o tomate e o caldo de legumes e deixe ferver por uns 5 minutos. Bata no liquidificador ou com um mixer direto na panela. Deixe esquentar mais um pouco e engrosse ou coloque mais caldo, de acordo com a consistência que preferir. Coloque um pouco de manjericão. Corrija o tempero. Como diz minha mãe, lembre-se sempre: o molho espera o macarrão!

Coloque uma panela com água, sal e um fio de azeite para ferver. Hora de abrir a massa. Abri de pouco em pouco, de forma que pudesse cortar 3 círculos de cada vez. Usei uma tigelinha pequena (uns 7 cm de diâmetro) de forma pra cortar os círculos, cortei com uma faquinha. Pegue um pouquinho da calabresa ralada (meia colher de chá) e aperte na mão pra formar uma bolinha. Coloque na metade inferior do círculo de massa, passe o dedo molhado na extremidade e feche (fechei com o garfo mesmo, já que nem o cortador de massa eu tenho ainda). Tente não deixar ar dentro do ravioli. A cada ravioli que for fechando, vá colocando num prato enfarinhado ou sobre papel manteiga, bem separadinhos um do outro. Coloque os raviolis na água fervendo e deixe cozinhar. Eu fui experimentando para ver se já estava cozido, cortando a pontinha de algum que eu pescasse. O tempo vai depender da espessura que sua massa ficar. Tente fazer bem fina (eu não consegui muito não, demorou uns cinco minutos para cozinhar).

Hora de servir! Distribua os raviolis em dois pratos, cubra com o molho e enfeite com parmesão ralado na hora e folhinhas de manjericão!

Apesar da massa ter ficado mais grossa, ficou uma delícia! Para qualquer macarrão que quiser fazer, a proporção será sempre a que temos acima. Depois que comprar a máquina trago mais algumas receitas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu mundo!