segunda-feira, 7 de maio de 2012

Na Austrália - 25 de abril = ANZAC Day

Sumi, mas estou de volta. Não parei de cozinhar, só de escrever mesmo, então estou super acumulada de receitas...

Dia 25 de abril foi feriado aqui na Austrália. ANZAC Day.

"ANZAC foi o nome dado ao grupo de soldados das Tropas Armadas da Austrália e Nova Zelândia que desembarcaram na Península de Gallipoli, na Turquia, na manhã de 25 de abril de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Como resultado, um dia no ano têm envolvido toda a Austrália em cerimônias solenes de memória, gratidão e orgulho nacional por todos os homens e mulheres que lutaram e morreram em todas as guerras. Esse dia é o ANZAC Day - 25 de abril". (fonte: www.anzacday.org.au)

Há aqui na Austrália um biscoito chamado ANZAC, encontrado em muitos supermecados e cafeterias o ano todo, mas especialmente consumido nesse dia. Diz-se desse biscoito que ele foi criado pelas mães e esposas dos soldados, para ser um alimento nutritivo substituto do pão, que estragava mais facilmente. Assim, é um biscoito calórico, mais seco, com bastante fibra. É uma ótima fonte de energia e sustenta muito, por causa das fibras. 

A primeira vez que comi foi minha primeira amiga brasileira aqui em Ballarat, a Ina, quem preparou. Eu gostei bastante. Quentinho, o biscoito é mais perdição ainda. Nesse ANZAC Day resolvi preparar uns, mas peguei uma receita um pouco diferente, que leva raspas de laranja e amêndoa em lascas (que eu tinha aqui e estava precisando gastar). As raspas de laranja deram um toque e tanto!

Biscoitos ANZAC de laranja e amêndoas
(taste.com.au)



Tempo de preparo: 25 a 30 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Redimento: 26 unidades

Ingredientes

1 xícara de farinha
1 xícara de aveia em flocos grossa
1 xícara de coco ralado
1 xícara de amêndoas em lascas
3/4 de xícara de açúcar mascavo (aperte na xícara na hora de medir)
1 colher (sopa) de raspas de laranja
125g de manteiga
2 colheres (sopa) karo
2 colheres (sopa) de água
1/2 colher (chá) de bicarbonato

Preparo

Pré-aqueça o forno a 160°C. Forre as grades do forno com papel manteiga (se tiver uma só, faça meia receita ou asse de 2 vezes).
Misture a farinha, a aveia, o coco, as amêndoas, o açúcar e as raspas de limão em uma tigela grande.
Coloque a manteiga, o karo e a água numa panela (não use uma muito pequena) e leve ao fogo médio até a manteiga derreter, misturando. Desliguei o fogo e acrescente o bicarbonato (vai espumar, por isso a panela não pode ser pequena). Acrescente à tigela e misture bem.
Usando a medida da colher de sopa, faça bolinhas e aperte-as até ficarem com 1cm de espessura, espaçando na grade do forno forrada. 
Asse por uns 18 minutos ou até que fiquem corados, e se tiver colocado duas grades para assar, inverta a de baixo com a de cima na metade do tempo, para que todos possam corar bem.

Deixe esfriar por 10 minutos antes de retirar os biscoitos do papel e deixar esfriar completamente sobre a grade descoberta (se tentar tirar antes dos 10 minutos eles vão desmanchar)

A versão com raspas de laranja fica muito gostosa! Cuidado na hora de comer, porque, percebe-se, eles são beeem calóricos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu mundo!