sábado, 7 de abril de 2012

Batatas Hasselback + almôndegas de frango assadas

Coles é uma rede de supermercados aqui que gosto muito. Já simpatizei de cara porque o garoto-propaganda é o Curtis Stone, e eu e Lulu adoramos o programa que passava com ele na Discovery Home and Health - Chefe a Domicílio.

Todo mês, o supermercado lança uma revista gratuita cheia de receitas, e algumas do Curtis. Ontem estava folheando a última revista que peguei e vi essas batatas hasselback. Lindas! Resolvi na hora que ia fazer, já que tinha tudo que precisava.

Outra coisa que aprendi a gostar muito morando aqui e cozinhando todo dia foi carne moída. Sim, mas aqui encontramos nas bandejinhas carne de boi, porco, cordeiro, frango, peru e vitela moídas. E o preço da carne moída é bem inferior ao dos demais cortes, que são bem mais caros que no Brasil. Mas nunca preparo a carne moída simplesmente refogada. Cada vez descubro uma receita diferente. Adoro fazer bolo de carne e também almôndegas. E aqui também descobri que almôndegas assadas ficam ótimas, fazem muito menos sujeira que as fritas e têm muito menos calorias.

Semana passada comprei um livrinho chamado Quick Chicken, que tem uma receita de almôndegas com tomilho. Adoro tomilho! É um novo tempero que não pode faltar na minha casa.




Batatas Hasselback com Prosciutto
adaptada da revista de Outono do Coles



Para 2 pessoas:

Ingredientes


  • 6 batatas pequenas (ou 4 médias)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 50g de prosciutto picadinho (eu usei jamón espanhol)
  • 1/4 de xícara de queijo suíço ralado (usei parmesão)
  • 1/8 de xícara de farinha de rosca
  • 1 colher de sobremesa de sálvia picada (usei orégano)
  • sal e pimenta do reino a gosto


Preparo

Aqueça o forno a 200oC.
Coloque uma batata na tábua de carne, coloque dois hashis, um de cada lado da batata, e fatie a batata finamente, cortando até o nível do hashi, para evitar cortar até o fim (você pode usar outro objeto, como uma faca de mesa de cada lado, mas não pode ser um objeto muito espesso). Repita com cada uma das batatas. Coloque todas as batatas numa assadeira forrada com papel manteiga, com o lado cortado para cima. Espalhe o azeite sobre elas e tempere com sal e pimenta do reino.

Asse por 50 minutos a uma hora, ou até que as batatas estejam macias. Retire do forno.

Coloque um pouquinho de prosciutto entre as fatias de batata (eu usei um garfo e uma faca para auxiliar). Coloque pouquinho, para não separar as fatias. Misture o queijo com a farinha de rosca e a sálvia (orégano, no meu caso). Salpique a mistura sobre as batatas. Volte com a assadeira para o forno e asse por mais 20 minutos, ou até que a cobertura esteja corada e crocante.

***

Almôndegas Assadas de Frango
do livro Quick Chicken - Coleção Successful Cooking





Ingredientes

500g de frango moído (ou passe o peito de frango no processador)
20g (1/4 xícara) de farinha de rosca
2 colheres de chá de tomilho fresco picadinho
1/2 cebola ralada
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Misture todos os ingredientes numa tigela e tempere a gosto. Forre uma assadeira grande (ou a grade do forno) com papel alumínio e enrole a massa em bolinhas, dispondo sobre o papel alumínio. Asse por cerca de 20 minutos em forno alto pré-aquecido, até que fiquem cozidas e coradas.

Se desejar, sirva com catchup.

Congele as almôndegas que sobrarem para fazer com um molho de tomate e macarrão num dia de pressa (ou preguiça).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu mundo!