terça-feira, 10 de abril de 2012

Páscoa! - Pãezinhos Hot Cross de chocolate + cupcakes!


A páscoa aqui na Austrália é um pouco diferente do Brasil, no quesito comida. Pra começar, aqui não tem bacalhau. Não como o nosso, o português, ou o norueguês. Achei outro dia no supermercado um "smoked cod", ou bacalhau defumado, seria a tradução. É fresco, mas é defumado... como, num sei. Muito ruim! Decepção! Resultado, essa foi minha primeira páscoa sem bacalhau. Mas isso não acontecerá mais, pois das próximas vezes não esquecerei de ir a Melbourne comprar bacalhau na Casa Ibérica.

Segundo, os ovos de páscoa. Aqui não tem aqueles ovos grandes, enormes, recheados de ovinhos (ou bombons), todos pendurados no teto do supermercado. Aqui eles consomem mini ovinhos de chocolate maciço e também ovos de chocolate ocos do tamanho de ovos de galinha, que até vem em dúzias nas caixinhas iguais às dos mesmos, e muitos, muitos coelhinhos de chocolate. E Bilbies de chocolate também. Os Bilbies uns são marsupiais pequenininhos com orelhas grandes como coelhos, que estão com risco de extinção aqui e a venda desses de chocolate apoia a campanha de preservação do bichinho. 



Aqui eles também gostam de brincar de caça aos ovos (egg hunt) com as crianças, o que eu acho bem legal. Vou brincar assim quando tiver filhos.

Terceiro, aqui não tem Colomba Pascal, mas sim Hot Cross Buns, que são uns pãezinhos Hot Cross, que são pãezinhos doces e cheios de especiarias, feitos com uvas passas e marcados com uma cruz no topo, tradicionalmente comidos na Sexta-feira Santa. Pelo que li, é herança dos ingleses. Há algumas superstições e algumas histórias sobre o pãozinho, mas pra mim o importante era provar um pãozinho tão gostoso. Aqui na Austrália há uma versão com chocolate na massa, mas ainda assim mantendo as passas. Resolvi criar a minha versão do de chocolate, inspirada no chocotone, com gotas de chocolate.


E os cupcakes resolvi fazer a receita que a Patrícia Scarpin do Technicolor Kitchen colocou no blog, mas que ela tirou de outro blog. E a decoração foi inspirada em umas fotos que vi por aqui, com ovinhos!!! Os cupcakes são deliciosos, e o toque de café deixa ele menos enjoativo. É molhadinho, delicioso!



Pãezinhos Hot Cross de Chocolate
Adaptada de taste.com.au


Rendimento: 12 pãezinhos

Ingredientes

Massa
Manteiga derretida, para untar
490g (3 1/4 xícara) farinha de trigo
120g de gotas de chocolate
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá (7g) de fermento seco
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de chocolate em pó
uma pitada grande de sal
250 ml (1 xícara) de leite morninho
50g de manteiga derretida
1 ovo levemente batido
farinha de trigo extra, para polvilhar
Manteiga, para servir

Pasta para a cruz
3 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de farinha
1 colher de sopa de chocolate em pó

Calda para pincelar
70g (1/3 xícara) de açúcar cristal
80ml (1/3 xícara) de água fria


Preparo

Misture a farinha, as gotas de chocolate, o açúcar, o fermento, a canela e o chocolate em pó numa tigela grande. Adicione o sal.

Faça um buraco no meio e adicione o leite, a manteiga derretida e o ovo. Usando uma colher de pau misture bem. Usando as mãos, homogenize a massa.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhe a massa por uns 10 a 15 minutos, até que esteja lisa e elástica. Unte uma tigela grande com manteiga e coloque a massa, virando para que ela fique untada também. Cubra a tigela com um plástico filme e deixe-a em um local morno, livre de correntes de vento, e deixe crescer por 1h30 ou até que dobre de volume.

Pressione o centro da massa com o punho. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e trabalhe por mais 2 ou 3 minutos, até que ela esteja lisa e elástica e tenha retornado ao volume original. Divida em 12 porções iguais e coloque lado a lado numa forma retangular untada com manteiga, deixando cerca de 2cm entre as bolinhas. Deixe crescer por mais 30 minutos, ou até que as bolinhas tenham crescido de 1 a 2 cm.

Enquanto isso, aqueça o forno a 200oC e prepare a pasta para fazer a cruz sobre os pãezinhos, misturando a farinha com o chocolate e a água. Coloque num saco de confeitar (ou use um saquinho de plástico e dê um corte na beiradinha) e faça uma cruz sobre os pãezinhos quando já tiverem crescido.

Asse-os por 20 minutos ou até que fiquem dourados e pareçam ocos quando bater na base com os nós dos dedos.

Enquanto os pãezinhos assam, prepare a calda, colocando o açúcar e a água num panelinha em fogo médio. Continue misturando por 3 minutos ou até que o açúcar dissolva e a mistura engrosse um pouco.

Quando retirar os pãezinhos do forno, pincele-os com a calda e sirva os pãezinhos ainda quentes, com manteiga.

Eles se conservam por até 2 dias se conservados em recipiente fechado, mas espere-os esfriar antes de guardá-los. Reaqueça quando for comer de novo. Congele se quiser, e eles durarão por 2 meses.

***

Cupcakes de Páscoa
Nada adaptada dos links anteriores


Rendimento: 12 cupcakes*

Ingredientes

Bolinhos:
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 170g - de farinha de trigo
¼ xícara (22g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 ¼ colheres (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 ovo grande
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (100g) de açúcar granulado
½ xícara (120ml) + 2 colheres (sopa) de leite integral
1/3 xícara (80ml) café forte ou espresso
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria

Cobertura:
170g de chocolate meio-amargo (usei 70% de cacau), picadinho
¾ xícara (180ml) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, temperatura ambiente

Preparo

Comece pelos bolinhos: pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel (as forminhas realmente facilitam para desenformar os bolinhos, que saem do forno muito frágeis e molinhos).
Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos e misture apenas até que fique homogêneo.
Divida a massa entre as formas, enchendo-as até ¾ da capacidade. Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito e ficarão achatados no topo, o que facilita na hora de confeitá-los.
Esfrie nas formas por 10 minutos. Com uma pequena espátula ou faca, desenforme-os com cuidado, deixando que terminem de esfriar sobre uma grade.
Enquanto isso, faça a cobertura: derreta o chocolate em banho-maria, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. Aqueça o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fuê. Deixe que amorne um pouco e junte a manteiga, mexendo até que ela esteja bem incorporada. Deixe descansar até firmar o suficiente para espalhar a ganache sobre os bolinhos (1 hora em temperatura ambiente ou 20-30 minutos na geladeira).
Use um bico para colocar a cobertura nos bolinhos e finalize com um ovinho de chocolate colorido. Sirva no mesmo dia ou guarde-os num recipiente hermético fechado na geladeira, onde eles se conservam bem por mais alguns dias: a cobertura firma mais um pouco, mas não deixa de ser deliciosa, e ela protege o bolinho do ressecamento.

*Depois de encher as 12 forminhas ainda sobrou massa, então fiz na outra forma que tinha, que era de mini cupcakes e deram mais 11 mini cupcakes.

Pra quem quiser um também, os coelhinhos são da Imaginarium, mas num sei se ainda tem.

Um comentário:

  1. Mari, seus cupcakes ficaram perfeitos! Lindos!
    Quanto às forminhas, talvez seja a marca, não sei lhe dizer.
    Bj!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do meu mundo!