segunda-feira, 2 de abril de 2012

Risotto primavera

Adoro a risotteria Sorriso (em Belo Horizonte), um lugar bem agradável com um cardápio cheio de risotos. E foi lá que conheci o risotto primavera (e o de bacalhau, que quero fazer brevemente). Eu, particularmente, amo risotto. Desde que descobri, o risotto passou na frente das massas imediatamente na minha predileção. E as massas estavam em primeiro lugar.

O risotto primavera para mim é o mais lindo dos risottos. Existem várias receitas de risotto primavera, então resolvi criar a minha versão, com o que eu aprecio: abobrinha, cenoura e alho poró. Três ingredientes que sempre tenho em casa. Sempre!

Ficou delicioso! O almoço foi só isso. Pra mim, quando tem risotto, não precisa ter mais nada! Precisa sim sobrar espaço para eu comer mais e mais!

Risotto Primavera



Rendimento: 2 porções

Ingredientes


  • 1,5 xícaras de arroz arbório
  • 500 ml de caldo de legumes (prepare conforme instruções da caixinha se for usar em pó ou cubinhos)
  • 1/3 de xícara de vinho branco
  • 1 xícara de uma mistura de cenoura, abobrinha, pimentões amarelo e vermelho e alho poró picados em cubinhos bem pequenos
  • 1/2 cebola picadinha
  • azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • pimenta do reino a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto


Preparo

Coloque o caldo de legumes para aquecer. Numa panela, refogue em azeite os legumes, até ficarem macios. Enquanto isso, em outra panela, refogue a cebola em azeite até que ela fique transparente. Acrescente o arroz arbório e deixe refogar por uns 2 minutos. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar. Comece então a acrescentar o caldo de legumes, uma concha de cada vez. Só acrescente a próxima concha quando a anterior já tiver incorporado ao arroz. Quado já tiver colocado cerca de 2/3 do caldo, acrescente os legumes e misture. Continue colocando o caldo concha a cocha até que o arroz esteja al dente. Nesse momento, acrescente a manteiga e o queijo parmesão (eu coloquei meia xícara) e espere um minuto antes de misturar. Sirva imediatamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu mundo!