sexta-feira, 6 de abril de 2012

Lasanha de berinjela

Estou editando porque o google me corrigiu erroneamente (meio erroneamente, na verdade) de berinjela para beringela. Na verdade, beringela é com G só em Portugal, Google!!! No meu Brasil brasileiro é com J!!! Quer tirar a dúvida?

***

O que eu acho muito prático de lasanhas que não levam macarrão é que elas são um ótimo acompanhamento para o nosso famoso arroz com feijão, já que não tem o carboidrato.

A berinjela é uma das coisas que aprendi a gostar depois de adulta. Junto com jiló, era uma das únicas coisas que a minha mãe não exigia que a gente comesse, porque é amargo. Mas hoje não acho amargo... acho até que vou experimentar o jiló da próxima vez que for ao Brasil (na verdade, em rodelinhas, passado no fubá e frito, o jiló fica uma delícia!)

Eu adoro antepasto de berinjela, e vi uma receita de lasanha vegetariana no livro 200 Receitas Vegetarianas Criativas que parecia muito boa, mas resolvi fazer com bolonhesa. Mas vou colocar a receita da versão vegetariana também, pros meus amigos vegetarianos, que eu amo tanto!


Se a receita dos pimentões me lembrava o Sacha, essa me lembrou a Marília, porque tirando o macarrão, não fica nada de glúten...

Lasanha de Berinjela
adaptada da receita de Berinjela Gratinada do livro 200 Receitas Vegetarianas Criativas


Para 2 pessoas:

Ingredientes

1 berinjela cortada em fatias no sentido do comprimento
2 colheres de sopa de massa de tomate
250g de carne moída
1/2 cebola em cubinhos
2 dentes de alho picados
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sobremesa de açúcar
queijo mozarela ralado grosso a gosto
queijo parmesão ralado a gosto
orégano
azeite

Preparo

Espalhe azeite numa assadeira e disponha as fatias de berinjela temperadas com sal, azeite e pimenta do reino. Asse em forno alto pré-aquecido por uns 8 a 10 minutos, até que fiquem macias e tostadas, virando as fatias na metade do tempo.
Enquanto isso, prepare o molho. Frite a cebola e alho no azeite e refogue a carne até ficar sequinha. Em outra panela, refogue a massa de tomate em mais um pouco de óleo e jogue sobre a carne já sequinha. Acrescente um copo de água e tempere a gosto, com sal e pimenta do reino. Acrescente o açúcar, para diminuir a acidez. Deixe reduzir até engrossar.

Montagem da lasanha: coloque um pouco de molho no fundo de um pirex pequeno. Disponha 1/3 das fatias de berinjela assada forrando o fundo. Espalhe 1/3 do molho e cubra com queijo mozarela. Repita as camadas, finalizando com o molho e colocando queijo parmesão ao invés de mozarela por último. Salpique orégano e leve ao forno novamente, até que o molho borbulhe e o queijo doure.

Versão vegetariana: Prepare o molho de tomate refogando o alho e a cebola em azeite e acrescentando a massa de tomate. Quando a massa de tomate refogar, acrescente um tomate em cubos e deixe desmanchar. Acrescente 1 copo de água e tempere com sal, pimenta do reino e acrescente o açúcar. Deixe engrossar e proceda com a montagem da lasanha conforme acima.

Sirva com a brasileiríssima dupla arroz com feijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar do meu mundo!